Arquivos da categoria: Fala

5 dicas para ajudar na aquisição da fala

Cada momento do desenvolvimento infantil gera dúvidas e angústias e queremos sempre fazer o melhor, certo? Primeiro é com a amamentação, depois com as papinhas e, então, vem a preocupação com o andar e o falar.

Abaixo, selecionei cinco dicas que irão ajudar no desenvolvimento da fala de seu filho. Elas servem tanto para crianças que estão no processo normal de aquisição como para aquelas que parecem estar um pouquinho atrasadas.

Continue lendo

Com qual idade meu filho deve começar a falar?

Você tem dúvida se o seu filho está desenvolvendo a fala no tempo adequado? Para tentar ajudá-la, vou explicar, usando exemplos, como funciona a evolução da fale em cada etapa da vida dos pequenos. Antes, porém, é preciso ressaltar que cada criança tem um processo de aquisição e a idade serve apenas como referência, podendo variar cerca de dois meses para mais ou para menos.

Continue lendo

Angústia de mãe

Mãe é um bichinho curioso. Parece ter 4 olhos, 10 braços e 10 mil preocupações. Pai, mesmo os mais preocupados e participativos, não são assim. Talvez esse comportamento tenha relação com a história e cultura de quando a divisão de tarefas era mais padrão e as mães cuidavam dos filhos e os pais ajudavam financeiramente. Então, é a mãe que se preocupa se o uniforme está lavado e passado, que horas dar o remédio, quando é hora de cortar o cabelo ou comprar novas roupas, pois seu pequeno está crescendo.

E é nessa mesma toada que são as mães as mais angustiadas com a aquisição de fala de seus filhos. Quando chegam ao meu consultório, em geral são elas que trazem a queixa. Mesmo quando o pai concorda, em geral é no tom de “será?”, ” talvez ele ainda se desenvolva sem ajuda…”.

Continue lendo

Qual a origem dos problemas de fala?

   Uma das primeiras preocupações e indagações dos pais e até de alguns profissionais da saúde ao entrarem em contato com crianças com alguma dificuldade na comunicação é em relação à audição.

   Aliás, o próprio papel do fonoaudiólogo ainda está muito ligado aos deficientes auditivos e esta pressuposição vem de longa data.

    Continue lendo